ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação
O futsal é uma modalidade muito popular no Brasil. Ao ser praticada por atletas surdos não sofre muitas adaptações em relação às regras tradicionais, com exceção da arbitragem, que utiliza uma bandeira para sinalizar infrações e outras situações durante a partida. De qualquer forma, é um instrumento importante para a prática de atividade física e para a socialização e inclusão das pessoas surdas.
Desta forma, no próximo fim de semana, Montes Claros sediará o Campeonato Mineiro de Futsal para Surdos. Cinco equipes disputarão o título: a equipe que representa a nossa cidade é a Associação de Surdos de Montes Claros (ASMOC); também participarão associações dos municípios de Contagem e Pará de Minas, além de duas equipes de Belo Horizonte.
A presidente da ASMOC, Camila Xavier, acredita que a realização de competições exclusivas para surdos é positiva em diversos aspectos. “Para a comunidade surda (a participação na competição) ainda promove a língua de sinais, amplia a rede de amizades com surdos de outras cidades e contribui para o intercâmbio de experiências”, conta.
A abertura do torneio, que é promovido pela Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, será no próximo sábado, 14, às 8 horas, no Ginásio Ana Lopes. Logo em seguida, acontecerão os jogos, que seguirão até as 18 horas. No domingo, as partidas começarão às 8 horas e, às 11, haverá a premiação dos campeões e do artilheiro da competição.