
Texto e fotos: Divulgação/HDG
Nos dias 8 e 9 de maio, o Hospital Dilson Godinho (HDG) marcou presença no Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada, realizado pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Teatro Feluma, em Belo Horizonte.
O evento reuniu autoridades do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais, além de representantes internacionais, pesquisadores e instituições de saúde de destaque no cenário nacional.
Representando o Hospital Dilson Godinho, estiveram presentes a enfermeira Flávia Alves Câmara e o parceiro Rubens Pereira, coordenador do projeto do Núcleo de Cuidado de Crônicos em Rede.
A instituição foi uma das selecionadas entre as 45 iniciativas mapeadas no projeto desenvolvido pela Feluma, OPAS e Ministério da Saúde, e teve a oportunidade de apresentar sua atuação de Cuidado de Crônicos em Rede, destacando avanços em gestão, eficiência e qualidade assistencial.
A experiência do HDG no cuidado de pacientes crônicos visa garantir um acompanhamento seguro no período pós-alta, com foco especial em pacientes com risco elevado de intercorrência.
A iniciativa também busca fortalecer a integração entre o hospital, os pacientes, familiares e a equipe da atenção primária à saúde, por meio de uma comunicação efetiva e continuada.
Segundo a enfermeira Flávia Alves Câmara, a oportunidade de compartilhar a experiência do HDG em um evento internacional reforça o compromisso da Instituição com a inovação e a humanização do cuidado.
“Fazer parte desse seminário foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, que coloca o paciente no centro do cuidado e aposta na articulação em rede como caminho para melhores desfechos clínicos. Representar o HDG nesse cenário é motivo de orgulho e também de aprendizado”, afirmou a enfermeira.
Para Rubens Pereira, parceiro que atua na linha de frente da implantação do projeto, o momento também foi de troca de experiências e valorização da prática.
“Ver o trabalho desenvolvido no HDG ser incluído entre as iniciativas mais inovadoras do país foi gratificante. O cuidado com pacientes crônicos exige planejamento, integração e escuta ativa – e foi isso que mostramos no seminário”, ressaltou Pereira.
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, celebrou a conquista e destacou o papel estratégico do hospital na promoção de práticas sustentáveis e eficazes no SUS.
“O Hospital Dilson Godinho tem buscado constantemente qualificar sua assistência e atuar como referência regional em práticas inovadoras. Estar entre as instituições selecionadas em um projeto com chancela da OPAS e do Ministério da Saúde é uma confirmação de que estamos no caminho certo”, destacou Leone.
Das 45 iniciativas mapeadas e que integraram a mostra virtual em abril, 31 foram apresentadas presencialmente em painéis simultâneos durante os dois dias de seminário.
O HDG foi uma delas, reforçando sua posição como protagonista em soluções de saúde pública centradas no cuidado continuado e humanizado e ao final, recebeu um troféu em reconhecimento à iniciativa que contribui com a inovação, qualidade e compromisso para o fortalecimento do cuidado especializado no SUS.