Notícias

HDG participa de capacitação sobre encaminhamento de pacientes para transplante de medula óssea

HDG participa de capacitação sobre encaminhamento de pacientes para transplante de medula óssea

Texto e fotos: Divulgação/HDG

 

Os procedimentos necessários para encaminhamento de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea foram tema de um evento promovido pelo Hospital Santa Casa de Belo Horizonte na semana passada.

Em 2024, o Hospital Dilson Godinho (HDG) encaminhou 24 pacientes de todo o Norte de Minas para avaliação de transplante de medula óssea, reforçando seu compromisso com a assistência de qualidade e o acesso à saúde de alta complexidade para a população da região.

 A assistente social do HDG, Renata Lúcia Fonseca dos Santos, participou da capacitação com o objetivo de atualizar e seguir detalhadamente os processos essenciais para que os encaminhados possam ser beneficiados com o transplante, garantindo o cumprimento de todas as exigências preliminares conforme as normas estabelecidas, o que agiliza o procedimento.

O evento ocorreu no Espaço Conhecimento da Santa Casa de Belo Horizonte, hospital de alta complexidade credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO).

A capacitação contou com a participação da equipe multiprofissional da instituição, responsável pelos procedimentos preliminares e pela realização dos transplantes.

Durante o evento, foram abordados temas fundamentais relacionados ao encaminhamento, como o cadastro do paciente no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), encaminhamento para a primeira consulta e documentação necessária para efetivação do transplante, incluindo relatório médico, exames laboratoriais, diagnósticos, exames de imagem e propedêutica medular.

Renata Lúcia destaca a relevância desta etapa preliminar para os pacientes, pois, quando toda a documentação necessária é providenciada em menor tempo e de forma adequada, o transplante pode ser realizado com mais rapidez.

“Além de esclarecer ao paciente e seus familiares sobre o transplante, acompanhamos e auxiliamos na realização de todos os exames e na preparação dos documentos necessários para o procedimento”, explicou a assistente social.

O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, ressaltou a importância da capacitação para a melhoria do atendimento oferecido aos pacientes.

“Nosso compromisso é garantir que todos os pacientes tenham acesso ao tratamento adequado no menor tempo possível. Essa atualização constante de nossos profissionais reflete diretamente na qualidade da assistência prestada pelo HDG”, afirmou.