
Texto e fotos: Divulgação/HDG
Comprometido com o bem-estar físico, emocional e social de seus colaboradores, o Hospital Dilson Godinho (HDG) promoveu, entre os dias 01 e 04 de julho, uma importante ação voltada à saúde mental e à comunicação assertiva no ambiente de trabalho. A iniciativa foi coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio das Referências Técnicas das Unidades Extensivas.
A programação teve início com as equipes da assistência e, posteriormente, estendida aos setores administrativos da Instituição e às Unidades de Extensão Clínica em Hemodiálise e Oncologia, de Salinas e Pirapora e na Unidade de Extensão Clínica em Brasília de Minas. Ao todo, quase 200 colaboradores participaram dos encontros.
O principal objetivo da ação foi sensibilizar os profissionais sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, fortalecer o diálogo entre as equipes e incentivar uma cultura organizacional baseada no respeito, empatia e cooperação.
As atividades foram realizadas por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS) — ferramenta estratégica de educação permanente aplicada em ambientes laborais. Neste ciclo, o DDS foi além das abordagens técnicas habituais, abordando de forma sensível e acessível temas como saúde mental, comunicação interpessoal e escuta ativa.
Destaque para a dinâmica simbólica da “bexiga de sentimentos”, que convidou os participantes a expressar, por meio de balões, emoções e pressões acumuladas no cotidiano. A atividade teve como propósito ilustrar que sentimentos não trabalhados tendem a se acumular, podendo causar danos à saúde mental e ao convívio profissional.
Outro eixo importante abordado foi a comunicação assertiva, apresentada como ferramenta essencial para prevenir conflitos, promover relações saudáveis e criar ambientes de trabalho mais colaborativos. A clareza, o respeito e a empatia foram ressaltados como pilares para a construção de um ambiente organizacional mais seguro e produtivo.
Para Larissa Vieira, Assistente Administrativo do HDG, a ação foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional:
“Todos nós lidamos com pressão, prazos, responsabilidades e desafios no dia a dia. Isso pode gerar estresse, ansiedade e até esgotamento. Por isso, cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar da segurança física. A comunicação clara e respeitosa ajuda a evitar conflitos e cria um ambiente melhor pra todo mundo. É um tema que precisa ser mais valorizado no ambiente de trabalho”, destacou a colaboradora.
De acordo com o engenheiro ambiental Samuel de Carvalho Barbosa, coordenador do SESMT, o trabalho preventivo com foco na saúde emocional é essencial. “As ações do SESMT vão além da prevenção de acidentes e riscos físicos. Elas também precisam acolher e cuidar do ser humano em sua totalidade. Falar sobre saúde mental e comunicação é proteger a integridade emocional dos nossos colaboradores e fortalecer os vínculos que sustentam o trabalho em equipe”, afirmou Barbosa.
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, reforça que cuidar de quem cuida é parte essencial da missão institucional. “A excelência na assistência começa com o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e respeitoso para os nossos profissionais. Investir na saúde mental e na qualidade das relações interpessoais é investir em segurança, qualidade e humanização no cuidado que entregamos à população”, destacou Leone.
Com iniciativas como essa, o Hospital Dilson Godinho reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas, promovendo um ambiente ético, seguro e humanizado para todos os que fazem parte da sua jornada de cuidado.