Notícias

HDG realiza eleição da CIPA e reforça compromisso com a segurança no trabalho

HDG realiza eleição da CIPA e reforça compromisso com a segurança no trabalho

Texto e fotos: Divulgação/Ascom

 

O Hospital Dilson Godinho (HDG) realizou, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a eleição para a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – mandato 2026/2027.

O processo ocorreu conforme edital de abertura previamente divulgado e em atendimento à Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, que institui a Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A votação contou com a participação expressiva de 438 eleitores e 19 candidatos, resultando na escolha de 10 colaboradores que representarão os trabalhadores nas ações voltadas à promoção da segurança e da saúde no ambiente laboral.

A NR-05 estabelece a obrigatoriedade da CIPA em empresas e instituições, com o objetivo de prevenir acidentes e promover a saúde no trabalho. A norma determina que a comissão seja composta de forma equilibrada, com representantes do empregador e dos empregados, assegurando participação ativa e democrática nas decisões relacionadas à segurança ocupacional.

No âmbito hospitalar, a CIPA desempenha papel estratégico e preventivo, desenvolvendo ações fundamentais para um ambiente seguro, como inspeções periódicas nas instalações, identificação de riscos e situações de perigo, elaboração de relatórios técnicos, promoção de treinamentos e palestras sobre prevenção de acidentes, campanhas de conscientização sobre saúde e higiene, acompanhamento de incidentes e proposição de melhorias nos processos internos.

A comissão também atua como canal permanente de diálogo entre colaboradores e gestão, fortalecendo a cultura de segurança Institucional.

“A CIPA é grupo de colaboradores, que visa a proteção de outros, além de atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, sendo extremamente importante para o bom andamento da vida laboral dos colaboradores. Ela é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego, mas no HDG, os colaboradores abraçam essa causa, com muita dedicação e comprometimento.  Tenho um orgulho muito grande em fazer parte dessa comissão”, destacou a técnica de segurança do trabalho Silene Oliveira Cruz.


 

Segurança e bem-estar

Eleito em segundo lugar, com 85 votos, o técnico de enfermagem da endoscopia e colonoscopia, Nilson Lopes Coutinho, destacou o significado da escolha.

“Sinto-me muito honrado em ser escolhido pelos meus colegas para representar os trabalhadores na CIPA. Nosso objetivo é trabalhar juntos para identificar riscos, propor soluções e promover um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para todos. Acredito que a prevenção é a chave, e com a participação ativa de cada membro da comissão podemos fazer a diferença no dia a dia do hospital”, destacou o técnico de enfermagem.

Já o diretor-presidente do HDG, o médico Helder Leone Alves de Carvalho, ressaltou a importância do processo eleitoral e do trabalho da comissão organizadora.

“A eleição da CIPA reforça o compromisso do Hospital Dilson Godinho com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores. Essa comissão é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção, identificar riscos e implementar ações concretas que tornam nosso ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Parabenizo todos os eleitos e agradeço a participação de todos os colaboradores neste processo democrático e essencial para nossa Instituição”, ponderou Leone.

Em breve, serão realizadas as eleições para a CIPA nas Unidades de Extensão de Salinas e Pirapora, reforçando o compromisso do HDG com a cultura de segurança no ambiente de trabalho.