Notícias

Hospital Universitário realiza abertura das residências médicas e multiprofissional

Hospital Universitário realiza abertura das residências médicas e multiprofissional

Pioneirismo e superações do HUCF durante a pandemia e a valorização do SUS na formação em saúde foram destaques durante o início dos trabalhos

 

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou, na manhã desta quinta-feira (3/3), os Programas de Residências Médicas e de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O reitor, professor Antonio Alvimar Souza, participou dos trabalhos, assim como a superintendência da unidade e os coordenadores dos residentes. Juntos, os programas oferecem 76 vagas. Em 2022, completam-se 30 anos de implantação das atividades para residentes no âmbito da Unimontes.

Para as Residências Médicas, o HUCF/Unimontes reúne 34 profissionais em nove áreas: Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Clínica Médica, Anestesiologia, Psiquiatria, Geriatria e Ortopedia – em Montes Claros e Salinas. Já a Residência Multiprofissional, com 52 vagas preenchidas, contempla as áreas de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem Obstétrica em Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da Comissão de Residência Médica, professor Divino Urias Mendonça, destacou o trabalho coletivo na Unimontes para a construção e o surgimento das residências em três décadas de história. “Começamos o programa de Residência em 1992, mas com apenas as áreas de Clínica Médica e de Pediatria. Hoje, colhemos os frutos deste trabalho nas mais diversas especialidades, que estabelece a Unimontes como uma presença marcante e diferencial para toda a região, assim como para o Estado”, disse o professor.

Por sua vez, a professora Andra Aparecida da Silva Dionísio, coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais da Saúde (COREMU/HUCF), parabenizou a todos pela aprovação. “Sabemos que foi um processo seletivo bastante disputado e difícil. Desejamos que os próximos dois anos sejam bem produtivos, com um divisor de águas em termos de aprendizado. Nossa missão é prestar um serviço de qualidade aos nossos usuários”, enalteceu a coordenadora do COREMU, que também responde como tutora da Residência Multiprofissional em Montes Claros (Saúde da Família) e Taiobeiras (Saúde da Família e Comunidade).

 

APRENDIZADO

Ana Clara Fernandes Marques, que está no segundo ano no Programa de Residência em Clínica Médica, falou em nome dos demais residentes. Parabenizou a todos pela aprovação no processo seletivo, e, em seguida, ressaltou a oportunidade como experiência diferenciada em toda vida acadêmica. “Formei-me pela Unimontes, e escolhi fazer a Residência Médica no HUCF. Para mim, o Hospital Universitário tem um sentimento de lar, uma segunda casa. Cada obstáculo vencido será importante para a formação de todos nós. Aqui, aprendemos a vencer e a nos adaptar às realidades vividas e vivenciadas em um hospital público”, disse a representante dos residentes.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, também participou das boas-vindas aos novos residentes, e destacou a instituição como o único hospital 100% público, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros. Revelou que as dificuldades pertinentes à área sempre existirão no processo de aprendizado, mas a superação e o aprendizado serão determinantes nesta nova fase.

“O nosso desejo é de sempre prestar uma Residência segura e de qualidade aos profissionais de saúde. A Unimontes é sinônimo de aprendizado, de qualidade no ensino e na assistência humanizada aos usuários do SUS. Somos o hospital da Unimontes, e como tal, vamos muito além ao ensino, assistindo a toda a região Macronorte do Estado. A gente acredita que as trocas de experiência são sempre ricas, e justamente são os estudantes e residentes que dão a cara à nossa Unimontes. Aqui ensinamos, mas também aprendemos com vocês”, completou a superintendente.

 

POSSIBILIDADE DE AVANÇOS

O reitor Antonio Alvimar Souza falou da “sua gratidão por fazer parte da Unimontes e o que ela representa para sociedade” em todas as áreas do conhecimento. E, mesmo em tempos de pandemia, quando o HUCF se fez presente e determinante na assistência à comunidade, especialmente carente, no enfrentamento da COVID-19. Ele adiantou que, dentre os planos para 2022 no Hospital, com o apoio do Governo do Estado, está a reforma completa do Pronto-Socorro, assim como a sensibilidade e a luta para a melhoria das condições de trabalho dos servidores.

“Sabemos das dificuldades que a população enfrenta para ter acesso à assistência gratuita e de qualidade. E o HUCF, em todos os momentos, tenta oferecer à população um serviço de qualidade, que atende a quase 1,3 milhão de pessoas na região. Para dar conta desta amplitude, penso que precisamos do maior compromisso de todos com a solidariedade. Imaginem que, sem a Unimontes e o HUCF, o que seriam de muitas pessoas? Temos um papel importante na região e precisamos caminhar nas mais diversas frentes. E vocês, residentes, fazem parte deste processo, devem colaborar e deixar a marca de vocês nesta história”, ressaltou o reitor.

 

PARCEIROS

Bruno Pinheiro de Carvalho, diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, destacou que a intenção é contribuir para o alinhamento em alto nível nestas residências. “A gente percebeu como foi necessário e importante o trabalho do SUS durante a pandemia de COVID-19. E vocês, residentes, também têm um papel importante nesse processo de atendimento da comunidade”, completou Bruno, que na ocasião representou a secretária Dulce Pimenta na solenidade.

Já o secretário Municipal de Saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana, destacou o olhar da assistência em saúde como carro-chefe do município. “Estamos focados na atenção primária e a Residência Multiprofissional tem nos ajudado a mudar a realidade em Pirapora, como oportunidade e desafio para o crescimento na carreira profissional. Ainda vamos avançar em vários pontos, mas estamos no caminho certo, cientes de que os residentes são fundamentais nessa assistência primária em nosso município”, finalizou.

 

VAGAS

As vagas para o Programa de Residência Médica contemplaram Montes Claros da seguinte forma: Anestesiologia (1), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (5), Geriatria (2), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina de Família e Comunidade (08), Ortopedia e traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2).Em Salinas, a Residência em Medicina de Família e Comunidade conta com 3 vagas. Já as vagas do Programa de Residência Multiprofissional são para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social nos municípios de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.