Notícias

Jiló Butiquim é o novo campeão do Comida di Buteco

Jiló Butiquim é o novo campeão do Comida di Buteco

Bar ainda levou outros dois prêmios da noite nos desafios Frontera e Seara e irá representar Montes Claros na etapa nacional, no dia 04 de julho, em São Paulo.

 

Texto: Ascom/ CdB

Fotos: Léo Queiroz e Marcos Antônio Barros



Montes Claros conheceu na noite desta segunda-feira (29/5), na Arena Grill, bairro Planalto, os vencedores do Concurso Comida di Buteco (CdB) 2023. A escolha do vencedor é a somatória de quatro fatores: melhor petisco, melhor atendimento, melhor higiene do bar e melhor temperatura da bebida. 18 bares estavam na disputa pelo título de melhor buteco da cidade.

O Jiló Butiquim sagrou-se campeão pela primeira vez e entrou para a lista de grandes vencedores. O petisco concorrente foi o “Croquete de Rabada” (temperado com ervas e temperos frescos). O bar ainda levou mais dois prêmios na noite, no desafio Frontera e Seara.

“Estou muito emocionada e agradeço primeiramente a Deus. Divido esse prêmio com os meus colaboradores que foram maravilhosos e se dedicaram nos 24 dias do concurso. Também agradeço a minha noiva, amigos e minha família pelo apoio, a organização do CdB, aos jurados e, principalmente, aos nossos clientes que foram, experimentaram o nosso petisco, votaram e nos deram essa vitória”, disse Maria Cecília Correia Neto.

Em segundo lugar ficou o Butiquim do Loy com o petisco “Bem Bolado” (Bolinho de feijoada recheado com carne seca, bacon e calabresa. Coberto de couve crocante, acompanhado de geleia de laranja e vinagrete picante).

Em terceiro, o estreante Delícias do Crepe com o prato “As Asas da Liberdade” (Tulipas de frango empanado com enrolados de crepe de linguiça flambada e geleia de pimenta dedo de moça).

Em junho, um júri irá visitar os 24 botecos vencedores dos circuitos regionais, experimentar e votar nos petiscos concorrentes. E no dia 04 de julho, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, será conhecido o campeão nacional. A etapa nacional irá eleger o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Com a vitória, o Jiló Butiquim irá representar Montes Claros. 


 

12 vencedores diferentes

Essa é a 23ª edição do Comida di Buteco no Brasil e a 16ª em Montes Claros. Durante 24 dias – 07 a 30 de abril –, os amantes do concurso gastronômico mais gostoso do país puderam visitar, experimentar, votar e ajudar a eleger o melhor boteco da cidade.

Com a vitória do Jiló Butiquim, Montes Claros consagra 12 vencedores diferentes desde a sua primeira edição do CdB na cidade: Jiló Butiquim (2023), Bendita Espeteria (2022); Thom Bar, em três edições (2021, 2014 e 2012), Carrancas (2019), Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017), Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015), Cantina do Léo, por três vezes (2010, 2006 e 2005); Bar Barracão (2011), Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

Participaram dessa edição: 611 House Bar, Ary Cristal, Bar do Chacal, Bar do Kal, Bar do Soró, Bar do Thom, Bendita Espeteria, Boteco Topp, Butiquim do Loy, Cantina da Paty, Carrancas Mercado, Delícias do Crepe, Dom Canela, Jiló Butiquim, Lopes Bistrô, Rancho Beer Bar, Universo do Beiju e War Pigs Rock Bar.

 

Cozinha de Raiz

O CdB tem como objetivo desenvolver importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz. É válido ressaltar que o título de melhor buteco da cidade é a somatória de quatro quesitos: Melhor petisco, melhor atendimento, melhor higiene do bar e melhor temperatura da bebida.

O concurso nasceu em 2000 com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração. Ao longo desses anos, com legitimidade definimos nossa razão de ser: TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. 


Sua mecânica

 

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

 

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL.  

As ervas e as especiarias fazem parte das cozinhas do Brasil e do mundo todo há muitos e muitos anos, por isso, para trazer o tempero que só a cozinha raiz tem, foram elas as escolhidas como tema para o concurso Comida di Buteco 2023, com 24 circuitos e 1.000 butecos participantes no país.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO.



 

   

Serviços

Empresas patrocinadoras em Montes Claros:

Apresentador: Frontera

Cerveja Oficial: Amstel

Banco Oficial:  Santander/GetNet

Patrocinadores: Piraquê, Seara, McCain

Apoiadores: SEBRAE MINAS, Chandon, Zero-Cal

Apoiadores Institucionais: Abrasel, Sympla, Alternativa Publicidade

Promoção: Inter TV Grande Minas  

 

 

Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves – [email protected]

Coordenação Estadual Comida di Buteco: Filipe Tosta – [email protected]

Coordenação Local: Janaína Ferreira: – [email protected]

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br