Notícias

MAIS SAÚDE – Montes Claros terá mais uma unidade do CAPS AD III

MAIS SAÚDE – Montes Claros terá mais uma unidade do CAPS AD III

SECOM | Texto: Attilio Faggi | Foto: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de licitação com o objetivo de contratação de uma empresa especializada para a execução das obras de construção de mais uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo AD III. A nova unidade do CAPS AD será instalada no bairro Canelas e se juntará às outras duas já existentes em Montes Claros, uma no bairro Vila Guilhermina (tipo II) e outra no Planalto (tipo III).

Para quem não está familiarizado com o trabalho realizado pelo CAPS, é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que conta com uma equipe de profissionais diversificada que trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, no caso, através do CAPS AD. O“tipo III” se refere ao atendimento continuo e ininterrupto, 24 horas, em que o paciente pode ser atendido durante o dia ou permanecer albergado.

É interessante destacar que a Prefeitura de Montes Claros oferta atendimento à população montes-clarense e dos municípios pactuados (Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento) que totaliza um contingente populacional de mais de 432 mil habitantes. Apenas em 2024, a unidade do CAPS AD tipo III localizada no bairro Planalto realizou 45.200 atendimentos.

O valor total para a execução da obra do novo CAPS AD III é de cerca de R$ 3,176 milhões, quantitativo que deve diminuir com a concorrência entre as empresas que participarão da licitação. O edital do processo ainda prevê o fornecimento de materiais. A sessão pública do processo, que é do tipo menor preço global, será no dia 17 de março e a empresa contratada deverá executar a obra em 14 meses, prazo que terá início com a emissão da respectiva ordem de serviço.