Notícias

MONTES CLAROS GANHA PRÊMIO POR EDUCAÇÃO ALIMENTAR O reconhecimento evidencia a relevância das ações realizadas pelo município na constante promoção de uma alimentação saudável nas escolas municipais

MONTES CLAROS GANHA PRÊMIO POR EDUCAÇÃO ALIMENTAR  O reconhecimento evidencia a relevância das ações realizadas pelo município na constante promoção de uma alimentação saudável nas escolas municipais

SECOM| Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Divulgação e Mauro Fernando

Foz do Iguaçu foi o palco escolhido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para entregar a premiação às escolas que realizaram, em 2014, ações efetivas para a promoção de uma educação alimentar saudável, dentro da 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Uma das 20 premiadas, em um universo de 2000 escolas que se inscrevem no projeto, está a montes-clarense Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã).

Para a nutricionista da E.M. Dominguinhos Pereira, Kassye Laura Almeida Gomes, que representou Montes Claros na cerimônia de premiação juntamente com a professora Marcela Maria de Almeida, a conquista é resultado do trabalho feito a várias mãos. “Um nome é insuficiente diante de uma equipe e de uma comunidade escolar tão grandiosas. Tivemos a colaboração de cantineiras, zeladores, equipe de secretaria, psicólogo, assistente social, professores, supervisora, pais de alunos e direção. Foram dias intensos, mas extremamente gratificantes e de muita parceria”, enfatizou.

Em 2024, os eixos temáticos que nortearam as ações desenvolvidas foram Povos e Comunidades Tradicionais e a Cultura Alimentar Local. A partir dos temas, a Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã) decidiu realizar ações que valorizassem a cultura local, por meio da divulgação das festas tradicionais de agosto e da promoção da comida típica dessa festividade, como o arroz com pequi, dentro das seguintes campanhas: “Comer em companhia, com prazer e atenção”; “Como a crise climática afeta a nossa alimentação e como podemos agir?” e “Povos e comunidades tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar”.

De acordo com Kassye, ao trabalhar com a temática das Festas de Agosto, e principalmente, o prato típico da festa, que é o arroz com pequi, eles conseguiram fortalecer a cultura local e a alimentação cultural. “Explicamos a questão cultural, mas principalmente ressaltamos as informações sobre o potencial nutritivo do pequi e de outras frutas do cerrado, nos permitindo conscientizá-los sobre a diferença entre alimento e produto. A jornada nos ajuda ainda a alfabetizar o paladar dos alunos, que nessa idade ainda não está determinado, levando-os a aprender a comer comida de verdade”, afirmou.

Ainda segundo a nutricionista, o resultado mais importante, que veio junto com o prêmio, foi perceber a mudança no hábito alimentar não apenas dos alunos, mas também dos pais e, por consequência, de toda a família, o que garantiu uma maior adesão dos alunos à merenda oferecida na escola.

Para a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Mariana Mendes Pereira, os alunos adoraram a temática das Festas de Agosto. “As ações permitiram que os alunos conhecessem a história dos catopês, marujos e caboclinhos, bem como os hábitos alimentares. A partir disso, a maior aceitação dos pratos típicos, como o arroz com pequi, são perceptíveis no dia a dia da Alimentação Escolar. Isso mostra como é importante as ações para educar o paladar dos alunos e construir hábitos alimentares saudáveis e que valorizam a culinária local”, afirmou.

Como prêmio, a escola teve as ações publicadas em um livro físico e digital, recebeu um certificado de menção honrosa e ainda um prêmio no valor de R$10.000,00 (dez mil reais), a ser utilizado no fortalecimento de ações para uma educação alimentar e nutricional saudável.

PREFEITURA DE MONTES CLAROS INVESTE NA MERENDA

A jornada promovida pelo FNDE tem como principal objetivo incentivar as escolas públicas a estimularem nos alunos o hábito de uma alimentação saudável. Em Montes Claros a promoção de uma alimentação saudável é constante nas escolas municipais, sendo reforçada pela Prefeitura de Montes Claros através da compra de produtos da agricultura familiar, entre elas frutas e verduras frescas para a merenda escolar, a disponibilização de profissionais qualificados e, ainda, o asfaltamento e melhoria das estradas rurais que facilitam a parceria com os produtores rurais.

O reconhecimento também evidencia a relevância do trabalho das nutricionistas na promoção da Educação Alimentar e Nutricional nas escolas, fortalecendo a cultura local e a agricultura familiar e fazendo da escola um espaço vivo de educação, experiências e memórias afetivas.

MERENDA BICAMPEÃ

Este é o segundo ano consecutivo que Montes Claros se destaca na promoção de uma alimentação escolar saudável, mostrando o quanto a Prefeitura se preocupa em garantir merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino. Em 2023 o destaque ficou com o Cemei Major Prates. > Daniel: Já em 2025, participaram da Jornada EAN as seguintes unidades educacionais: Conveniada Circulista, Cemei Deputado Antônio Pimenta, E.M. Dominguinhos Pereira, E.M. Geraldo Pereira de Souza, E.M. Mariana Santos, Cemei Professora Idoleta Maciel e Conveniada São Luiz Gonzaga, que concluíram suas ações e aguardam, com expectativa seus nomes entre os finalistas deste ano.