Notícias

Obras em madeira tornam Montes Claros uma “galeria de artes” a céu aberto

Obras em madeira tornam Montes Claros uma “galeria de artes” a céu aberto

Os parques e outros espaços públicos de Montes Claros estão cada vez mais ornamentados e belos por causa da instalação de obras de arte feitas com árvores caídas ou comprometidas. As obras são de autoria do artista plástico Roberto Marques, auxiliado por artesãos. Esta semana, o artista instalou novas mandalas, cataventos e móveis rústicos nos parques Sagarana, no bairro Ibituruna, Cândido Canela, nos fundos do Terminal Rodoviário Ildeberto de Freitas, Professor Antônio Jorge, no Conjunto José Corrêa Machado, e João Botelho, no bairro Dom João Pimenta.

Os catopês, marujos e caboclinhos de Montes Claros foram homenageados com a bela escultura “A Gosto”, feita com um tronco de árvore caído e recolocado em seu local de origem, em frente à Igrejinha do Rosário, na Praça Portugal. Outra obra de autoria de Roberto Marques é a réplica do tradicional Chinelão dos Tropeiros, que foi instalada no Trevo do Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira.

A proposta é tornar Montes Claros a “Cidade dos Parques, da Arte e da Cultura”, dentro do Programa Artes na Praça. As obras e móveis estão sendo feitos em área coberta do antigo Zoológico Amaro Sátiro de Araújo, anexo ao Parque Municipal Milton Prates. O artista, que é servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também fez esculturas que embelezam a Praça Alexandre Martins, que homenageia os Tropeiros, próxima ao Max Min Clube.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Paulo Ribeiro, destaca que as obras embelezam a cidade, contribuindo com o resgate de nossas tradições. Entende que a Administração, além de realizar obras que a população precisa, como asfalto e outros empreendimentos públicos, está priorizando e acelerando o processo de fazer com que Montes Claros seja reconhecida novamente não só pela sua condição de cidade polo, mas também como da arte e da cultura, valorizando sua gente, tradições e manifestações regionais.