Notícias

OUTUBRO ROSA Campanha de prevenção ao câncer de mama está a todo vapor em MOC

OUTUBRO ROSA  Campanha de prevenção ao câncer de mama está a todo vapor em MOC
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação
Chegou outubro e, com ele, a campanha Outubro Rosa, que todos os anos vem lembrar ao público feminino a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. 
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais mata a população feminina. Entre os fatores de risco estão envelhecimento, genética, reposição hormonal, histórico familiar, menopausa tardia, gravidez a partir dos 35 anos e uso de anticoncepcional oral, além de sedentarismo, obesidade e álcool. Mulheres a partir dos 50 anos de idade têm maior risco de desenvolver câncer de mama.
O câncer do colo do útero (CCU), também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e seria evitável o contágio com o uso de preservativos. A presença do vírus e de lesões pré cancerosas são identificadas no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. 
Em Montes Claros, as ações começaram no dia 1º, na Prefeitura Nova, em um evento que contou com teste rápido de HIV e sífilis, auriculoterapia, massagem, ventosa, acupuntura, espaço da beleza e agendamento de mamografias.
No dia 8, na sede do programa Saúde da Mulher (Policlínica do Alto São João), outro evento foi realizado, com Espaço de Beleza e agendamento de mamografias. 
Nesta terça, 15, às 13h30, será realizada palestra educativa sobre o tema, no Motel Oasis, tendo como público-alvo as funcionárias do estabelecimento.
Nos dias 16 (8 horas), 17 (14 horas) e 18 (14 horas), no CERDI (Centro de Referências em Doenças Infecciosas), que funciona na antiga Escola Técnica, teremos mais palestras, voltadas para as servidoras da Zeladoria da Secretaria Municipal de Saúde e do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).  
No dia 18, às 8 horas, será realizada uma outra palestra na Academia de Saúde do bairro Delfino Magalhães. 
Nos dias 11, 18 e 25 as ações se voltam para a zona rural, com o “Café com Prosa”. Serão rodas de conversa, realizadas às 8h30, nas unidades de Saúde da Família das comunidades rurais de Canto do Engenho, Santa Rosa de Lima e Samambaia.
No dia 29 de outubro, às 14 horas, será realizada uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Montes Claros.