Pista de Grau vai fortalecer modalidade reconhecida pela Confederação Brasileira de Motociclismo

SECOM | Texto: SECOM | Fotos: Divulgação
A construção da primeira pista pública de wheeling de Minas Gerais, popularmente chamada de “Pista de Grau” e já iniciada, vai colocar Montes Claros como polo de uma das modalidades de esporte radical que mais crescem no Brasil. O wheeling (grau), criado nos Estados Unidos na década de 1970, é reconhecido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) como modalidade esportiva ou competição que consiste em realizar manobras e acrobacias com motocicletas (pode ser feito com bicicleta também). Campeonatos estaduais, nacionais, continentais e mundiais atraem pilotos e turistas admiradores do malabarismo sobre motos e movimentam o comércio e a prestação de serviços.

O grau brasileiro já é referência internacional, com pilotos campeões mundiais e fora do Brasil. Eles competem e fazem shows em roteiros que incluem Itália, China, Estados Unidos e Dinamarca, entre outros países. Em fevereiro de 2025, o piloto brasileiro Diego Mafra venceu o Campeonato Americano de Wheeling, nos Estados Unidos, e está entre os dez melhores do mundo atualmente. Outro destaque brasileiro é Jefferson (Jeh) Matheus Tavares dos Santos, campeão mundial em 2023, no Motor Bike Expo em Veneza, na Itália.
APENAS EM LOCAL APROPRIADO
A modalidade só pode ser praticada em espaços apropriados como a “Pista do Grau” que a Prefeitura de Montes Claros está construindo nas proximidades do Aeroporto Mário Ribeiro, em terreno que está sendo preparado por máquinas e trabalhadores da Secretaria de Serviços Urbanos. No trânsito, ou seja, em vias públicas, empinar motos é infração gravíssima, resultando em multa, acúmulo de pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação e suspensão desta. O artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a prática de grau em via pública pode ser considerada crime, com pena de até três anos de detenção, quando há comprovação de perigo de dano.
Além da homologação pela CBM, o grau tem sido reconhecido como prática esportiva limitada aos locais apropriados por leis aprovadas e sancionadas em vários municípios, entre eles capitais como Porto Alegre-RS. A mineira Belo Horizonte-MG recebeu inclusive o título de “Capital Nacional do Wheeling – Grau”, através da Lei 11.393/2022.
EMPREGOS E RENDA
Aos pilotos do grau exige-se treinamentos também em espaços apropriados, bem como a consciência de que, assim como não admitem excesso de velocidade de motos e carros, as vias públicas não são locais para empinar motos. A necessária qualificação tem gerado empregos. Autoescolas de São Bernardo do Campo-SP passaram a oferecer aulas de grau em motos próprias. A cidade sedia etapas de importantes competições de motociclismo.
Equipes e pilotos que se destacam no grau têm recebido patrocínio de grandes marcas, como acontece no automobilismo e outras modalidades esportivas.