Notícias

POPULAÇÃO PRECISA COLABORAR PARA EVITAR ALAGAMENTOS Ao longo de 2025, Prefeitura de Montes Claros limpou mais de 1.500 bueiros, recolhendo quase 250 toneladas de resíduos

POPULAÇÃO PRECISA COLABORAR PARA EVITAR ALAGAMENTOS  Ao longo de 2025, Prefeitura de Montes Claros limpou mais de 1.500 bueiros, recolhendo quase 250 toneladas de resíduos
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral| Fotos: Marlon Rodrigo

Fundamental para o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana e para a prevenção de alagamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas, a limpeza de bueiros ou bocas de lobo é uma ação realizada rotineiramente pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos, que conta com equipes específicas para a função.

A limpeza consiste na remoção periódica de resíduos, folhas e sedimentos que estão obstruindo as galerias pluviais, o que permite o escoamento adequado da água, reduzindo riscos de danos a vias públicas, imóveis e ao meio ambiente, além de contribuir para a saúde pública, ao impedir a proliferação de vetores de doenças e a contaminação da água por lixo e materiais orgânicos acumulados.

Em 2025 foram limpas em Montes Claros 1516 bocas de lobo, retirando dos locais um total de 246.648 quilos de resíduos. Para o diretor de Projetos, Obras e Manutenções da Secretaria de Serviços Urbanos, Felipe Aquino Lima, a limpeza das bocas de lobo é realizada de forma contínua ao longo de todo o ano, pois “tem caráter preventivo, já que a limpeza é feita justamente para fazer a desobstrução do sistema que por ventura possa estar comprometido e garantir o pleno funcionamento desse sistema. Normalmente, nos meses de setembro e outubro há uma intensificação dessas manutenções, para antever o período da chuva. Além disso, durante o período da chuva, aqueles locais que se mostraram, por alguma razão, ineficientes, as equipes da Prefeitura já tentam de maneira pronta fazer algum tipo de intervenção”.

A população pode ser peça fundamental para manter não apenas as bocas de lobo limpas e desobstruídas, mas toda a cidade limpa. Para isso, basta fazer o descarte correto do lixo, evitando jogar lixo nas ruas, pois plásticos, garrafas PET e outros resíduos são os maiores causadores de entupimentos, bem como evitando deixar sacos de lixo expostos por muito tempo antes da coleta, para que a chuva não os leve para os bueiros, e, ainda, fazendo o descarte de resíduos de construção e demais inservíveis somente em locais adequados como, por exemplo, o Ponto Certo, que fica situado à Avenida Major Alexandre Rodrigues, no Bairro Ibituruna. No local, cada pessoa pode fazer gratuitamente o descarte de até um metro cúbico de podas de plantas, entulhos e volumosos como resíduos da construção civil, colchões, pneus e até móveis velhos. Já o lixo doméstico deve ser descartado na coleta regular, atentando sempre para os dias e horários de cada região.