Notícias

Prefeitura age para deixar inundações no passado

Prefeitura age para deixar inundações no passado

Montes Claros recebeu uma grande quantidade de chuvas na noite desta segunda-feira, 6 de janeiro, e foram registrados diversos pontos de alagamento em várias regiões da cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, que está percorrendo as áreas críticas para verificar de perto a situação, felizmente não existem registros de desabrigados ou desalojados.

Nesse período chuvoso, é importante atentar para algumas recomendações da Defesa Civil, com atitudes que devem ser tomadas antes, durante e depois das chuvas. São elas:

ANTES DAS CHUVAS

– Não jogue lixo nos bueiros (bocas-de-lobo), para não obstruir o escoamento da água;

– Não jogue lixo ou entulho nos córregos, para não obstruir a passagem da água;

– Não construa próximo a córregos;

– Não construa em cima de barrancos.

DURANTE AS CHUVAS

– Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;

– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como leptospirose.

PARA MOTORISTAS

– Procure saber as condições do trânsito e evite as vias alagadas;

– Planeje seu itinerário para evitar congestionamentos;

– Não fique dentro dos carros em inundações, pois podem dificultar a saída;

– Se estiver dirigindo, diminua a velocidade e mantenha distância;

– Procure parar o carro em locais altos e informe-se sobre o melhor horário para sair;

– Nunca atravesse áreas cobertas pela água.

PARA SE PROTEGER DOS RAIOS

– Evite lugares descobertos (campos, estacionamentos, morros etc.);

– Fique longe de árvores e redes elétricas;

– Em casa, evite usar telefone com fio;

– Fique longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Em casa, não toque em equipamentos ligados à rede elétrica.

DEPOIS DAS CHUVAS

– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

– Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

INVESTIMENTOS – É importante lembrar que a Prefeitura de Montes Claros tem investido pesado para que as inundações fiquem no passado. É por isso que estão sendo realizadas diversas obras, em várias regiões, com o objetivo de melhorar a drenagem e o escoamento de água em toda a cidade. Além da nova avenida Vicente Guimarães (que já teve cerca de 35% do canal reconstruído), também estão sendo realizadas obras nas avenidas Vargem Grande, Bicano, Cintra e do Córrego das Melancias. Além dessas obras de maior porte, intervenções menores, mas muito necessárias, estão sendo realizadas, como por exemplo a criação de sistema de drenagem na rua Professor Monteiro Fonseca (Vila Brasília).

A Prefeitura também está realizando um amplo levantamento, em toda a cidade, para elaboração do Plano Municipal de Drenagem, que irá mapear os locais com maior necessidade de intervenções. Também é importante destacar que todos os novos loteamentos criados na cidade só são aprovados caso possuam um sistema de drenagem de acordo com as normas estipuladas pelo Município.

TELEFONE – Os telefones da Defesa Civil Municipal são o 2211-3358 e o 2211-3371.