Notícias

Prefeitura age rápido para atender os atingidos pela chuva

Prefeitura age rápido para atender os atingidos pela chuva

Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Montes Claros recebeu, entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, uma grande quantidade de chuvas (16,7 milímetros), provocando alguns pontos de alagamento na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, vários chamados foram atendidos durante o período, mas sem registro de vítimas nem famílias desalojadas ou desabrigadas.

A equipe da Defesa Civil Municipal de Montes Claros está percorrendo os locais mais atingidos, conversando com os moradores e realizando vistoria nas residências. Se houver a necessidade, essas famílias receberão o auxílio-aluguel, uma bolsa dada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que permite o pagamento de aluguel em outro endereço, enquanto o problema na residência não é solucionado. A Rede Solidária, da Secretaria de Defesa Social, também foi acionada, com o objetivo de oferecer auxílio material às famílias mais atingidas.

As chuvas também provocaram a queda de um muro externo do Campo do Ateneu, localizado no bairro São José. Felizmente, não houve feridos, e a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está realizando a limpeza do local, com a utilização de uma retroescavadeira, para acabar com os riscos de mais desabamentos e salvaguardar a vida das pessoas que passam pelo local.

Vale destacar que a Prefeitura está realizando diversas obras de drenagem em toda a cidade com o objetivo de diminuir esse tipo de ocorrência, inclusive com a urbanização dos córregos Bicano e Vargem Grande, além da reconstrução da avenida Vicente Guimarães, que é palco, há anos, de diversos alagamentos.

É importante lembrar que a previsão é de mais chuva para esse semana, e a população deve ficar atenta. O telefone da Defesa Civil é o 199.