Notícias

Prefeitura investe na Mobilidade Urbana para melhorar a qualidade de vida da população

Prefeitura investe na Mobilidade Urbana para melhorar a qualidade de vida da população

A Prefeitura vem realizando, nos últimos anos, diversas intervenções para melhorar a mobilidade urbana em Montes Claros. O objetivo da gestão do prefeito Humberto Souto é preparar o município para o futuro, com qualidade de vida para a população. Já foram asfaltadas ou recapeadas, desde 2017, 452 ruas, totalizando 42 quilômetros. 

A função de realizar projetos, programas, obras e ações neste sentido, alavancando o progresso e se preparando para o aumento constante da demanda populacional, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, que tem como titular o engenheiro civil Guilherme Augusto Guimarães Oliveira. A pasta é estratégica e tem como atribuições, ainda, o controle urbanístico de novas edificações e a fiscalização de imóveis.

Entre as principais obras em andamento na cidade estão: urbanização do Córrego Bicano, construção de novas avenidas sanitárias (90 por cento dos serviços concluídos), construção da avenida do Córrego Vargem Grande (70 por cento), revitalização e urbanização das avenidas do Córrego das Melancias, criação do Corredor Viário Radial Leste (90 por cento dos trabalhos concluídos), urbanização do Córrego do Cintra, e construção de novas pistas. A Prefeitura já realizou, também, quase 20 por cento das obras de construção da nova avenida Vicente Guimarães, na região do Grande Major Prates.

Outros empreendimentos importantes foram e estão sendo feitos pela Administração, como: criação de novas pontes no Complexo Viário João XXIII (a avenida também terá sua pista ampliada da altura da Vila Áurea até o trevo de Braulino) e construção dos calçadões da avenida São Judas e da Praça da Matriz.

Para modernizar a legislação, foram feitas novas normas, com obrigações diversas referentes ao setor público, dentro do Código de Uso e Ocupação do Solo. Na área de drenagem pluvial, foi criado um manual a fim de acabar com as inundações antigas em áreas até então consideradas crônicas e evitar novos transtornos. Um grande exemplo são as obras realizadas na rua Professor Monteiro Fonseca, na Vila Brasília e no Bairro Nossa Senhora de Fátima. As chuvas torrenciais de quinta-feira, dia 1, serviram como teste. A água escoou normalmente, ao contrário do que ocorria no passado, quando os locais ficavam intransitáveis.

A racionalização de processos foi adotada, fazendo com que resultados antes divulgados em até dois anos possam agora ser conhecidos em seis meses. O setor de fiscalização de obras privadas também foi modernizado. A Secretaria conseguiu ainda simplificar o setor de alvarás de licença, através do decreto de número 3912, fazendo com que documentos para estabelecimentos de baixo risco sejam emitidos sem a burocracia anterior. Atualmente, a Prefeitura participa da Rede Nacional de Cientificação de Projetos, o que facilita e dá agilidade e credibilidade às ações.

A transparência e eficácia da gestão estão dando condições para a inovação e o dinamismo. Entidades representativas de todos os segmentos sociais e a iniciativa privada estão juntas com o município nas parcerias público-privadas (PPPs). Cada um dá uma parte e as ações e empreendimentos são viabilizados de forma eficaz. A forma de administrar proporciona reciprocidade entre a Prefeitura e os parceiros e gera economia para os cofres públicos.

A Secretaria de Infraestrutura e Planejamento também está presente na elaboração do novo Plano Diretor de Montes Claros. O documento vai ser um avanço nas conquistas populares e na modernidade das ações, com acessibilidade e respeito a todos. 

A Secretaria é responsável ainda pela troca de lâmpadas em áreas públicas, setor onde está havendo grande economia por causa da adoção do sistema de LED. A eficácia e a qualidade dos serviços geraram economia também no setor de pavimentação. A Operação Tapa-buracos foi modernizada, com ações mais duradouras e bem aceitas pela população, que vê diminuir os danos aos veículos causados pelas condições das vias.

“Com todas estas obras, ações e serviços acreditamos que, atualmente, a Prefeitura, através da probidade administrativa da gestão do prefeito Humberto Souto, está consolidando Montes Claros cada vez mais como uma cidade polo regional, com mobilidade urbana capaz de suportar as demandas locais e regionais, de forma eficaz e próspera”, conclui Guilherme Guimarães.