Profissionais do HDG participam de pós-graduação voltada à Gestão e Governança Clínica em Saúde

Texto e fotos: Divulgação/HDG
Com foco na qualificação técnica e na melhoria contínua dos processos assistenciais, 18 profissionais do Hospital Dilson Godinho (HDG) participam da pós-graduação em Gestão e Governança em Saúde Baseada na Metodologia DRG, Qualidade e Gestão de Riscos para a Entrega de Valor.
A formação teve início em setembro de 2023 e está sendo realizada em formato semipresencial, com 360 horas/aula, sendo 18 módulos no total — 4 presenciais e 14 a distância (EAD). As aulas presenciais ocorrem em sala cedida pela Cooperativa de Trabalho dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde do Norte de Minas Ltda (Sancoop).
O curso é financiado com recursos públicos destinados à política estadual Valora Minas, por meio do Convênio Municipal P756/23-01, conforme resolução SES/MG n 7.925, de 10 de dezembro de 2021 e n 8.950, de 17 de agosto de 2023, o que reforça o compromisso do HDG com a correta aplicação de investimentos voltados à melhoria da gestão e da qualidade assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste módulo mais recente, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre Liderança e Gestão, com conteúdo ministrado por Luna Cosenza, consultora e docente parceira da Faculdade Unimed, de Belo Horizonte.
“Gostei muito da turma. Todos os alunos foram muito participativos, comprometidos com as atividades desenvolvidas durante o encontro. Tudo fluiu de uma forma muito leve, descontraída e com muito propósito em aprender e levar boas ideias para o ambiente de trabalho”, destacou Luna Cosenza.
O curso é voltado a profissionais de diversos setores do HDG e conta com a participação de 17 enfermeiros e do psicólogo do Núcleo Interno de Regulação (NIR), demonstrando o compromisso da Instituição com a qualificação multiprofissional.
Para o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, investir na capacitação dos profissionais é uma das formas mais concretas de garantir a excelência no cuidado aos pacientes.
“Essa pós-graduação representa um investimento direto do HDG na qualificação dos nossos colaboradores. Nosso objetivo é fortalecer a gestão interna e, principalmente, aperfeiçoar a assistência prestada aos nossos usuários”, afirmou Leone.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Márcia Alves, destaca que a formação tem sido transformadora na prática profissional.
“A cada módulo, adquirimos ferramentas que nos ajudam a pensar de forma mais estratégica, com foco na qualidade da assistência e nos resultados que entregamos. Essa qualificação fortalece o trabalho em equipe e amplia nossa visão sobre gestão hospitalar”, ponderou.
Já o coordenador da Hemodinâmica, Reinine Freitas, enfatiza a importância do conhecimento em gestão na rotina de áreas assistenciais especializadas. “Mesmo atuando diretamente com procedimentos técnicos, é fundamental compreender os processos de gestão e indicadores. Isso nos permite alinhar melhor as práticas clínicas às diretrizes institucionais e oferecer um cuidado ainda mais eficiente ao paciente”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Dilson Godinho com a entrega de valor em saúde, integrando conhecimento, gestão e qualidade assistencial, com foco na transparência e no bom uso dos recursos públicos.
A programação segue com os seguintes módulos presenciais: Gestão de Processos – setembro; Gestão por Indicadores – outubro e Gestão de Risco I – dezembro. Além das aulas pelo EAD. A pós-graduação tem a previsão de término em fevereiro de 2026.