Notícias

Publicação internacional destaca parceria de programas da Unimontes em estudo sobre câncer em glândula salivar

Publicação internacional destaca parceria de programas da Unimontes em estudo sobre câncer em glândula salivar

Uma pesquisa sobre câncer em glândula salivar, desenvolvida pelos programas de pós-graduação Stricto sensu de Ciências da Saúde e de Modelagem Computacional e Sistemas da Unimontes, é destaque na revista eletrônica Applied Applied Soft Computing, uma das principais publicações internacionais sobre saúde. O estudo aborda a identificação de marcadores para diferenciação de Neoplasias Malignas.

O trabalho foi desenvolvido a partir da dissertação do mestrando Carlos Rafael Monção, sob orientação dos professores André Luiz Sena Guimarães e Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Ângelo – e com o apoio dos professores Lucyana Conceição Farias, Alfredo Maurício Batista de Paula e Sérgio Henrique Sousa Santos e dos estudantes Eloá Mangabeira Santos, Thiago Silva Prates e Cláudio Marcelo Cardoso.

O estudo pode ser acessado pelo site https://authors.elsevier.com/c/1abf35aecSdQfL.

DESCRIÇÃO

Conforme os autores, este tipo de câncer – em glândula salivar – não é comum, mas possui alguns desafios, entre os quais “a sutil diferença clínica nos estágios iniciais de neoplasias benignas e malignas”. Isso pode dificultar o diagnóstico e, consequentemente, tratamento do paciente.

As lesões em glândulas maiores têm difícil acesso. Muitas vezes, é necessário a remoção de toda a glândula e as cirurgias podem ter complicações como, por exemplo, o paciente pode perder o controle dos músculos faciais do lado.

Na busca pelo diagnóstico preciso, o trabalho usou um algoritmo desenvolvido dentro da própria Unimontes, com uma metodologia de bioinformática modificada pelos professores da Universidade. Antes de qualquer experimento foi sugerido um marcador: o gene RPS 15 – que foi validado em amostras de pacientes.

Segundo o professor André Sena Guimarães, “este tipo de estudo associado à bioinformática é uma tendência mundial que representa economia de tempo e de recursos financeiros”.

HISTÓRICO DE PARCERIA – O professor Marcos Flávio D’Ângelo lembra que a parceria envolvendo as duas áreas teve início ainda em 2014, numa consulta sobre a possibilidade de apoio técnico. Desde então, vários alunos foram orientados em seus artigos, teses e dissertações. “Atuar em dois programas de áreas diferentes contribui sobremaneira na qualificação profissional”, opina.

“É um aprendizado mútuo, especialmente pela oportunidade de contribuir com outra área e, ao mesmo tempo, conhecer experiências de outras pessoas”, complementa André Sena Guimarães.

A Unimontes oferece o mestrado e o doutorado em Ciências da Saúde com atividades no campus-sede e no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e, recentemente, em convênio com o INPES, em Vitória da Conquista/BA. Já o mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas é ministrado no campus-sede da Unimontes.