REFORÇO NA FROTA Cinco empresas apresentaram propostas na licitação para aluguel de ônibus coletivos

SECOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal
O Município de Montes Claros contratará, através de processo de licitação, 31 ônibus que serão utilizados na renovação da frota do transporte coletivo urbano da cidade, atendendo exigências do contrato firmado com o consórcio que faz a gestão do sistema. Referido documento estabelece idade máxima de 10 anos de fabricação dos veículos para uso como coletivo.
Nesta terça-feira, 21, aconteceu a sessão pública (via pregão eletrônico) do processo de licitação e cinco empresas apresentaram propostas para cada um dos seis lotes. Agora, comissão da Diretoria de Licitações do Município está avaliando a documentação e a qualificação técnica das empresas licitantes para proceder com a habilitação das mesmas.
A opção pela locação dos veículos se deu uma vez que a troca dos ônibus por veículos elétricos, aprovada pela Lei Municipal nº 5.860, demanda tempo para planejamento, adequação da rede e execução das obras da estrutura para carregamento dos veículos. Assim, considerando as recomendações do Ministério Público e pensando na segurança e comodidade dos usuários, optou-se pela locação dos veículos.
Os 31 ônibus que serão alugados deverão ter até 5 anos de fabricação e capacidade mínima de 70 passageiros (sentados e em pé), área para cadeira de rodas e dois assentos destinados a pessoas obesas. Os ônibus também deverão ser equipados com ar condicionado com capacidade mínima de 140 mil BTUs e motor de, pelo menos, 250 cv (mínimo de 15 cv por tonelada).
O contrato de aluguel será de 12 meses, prazo que poderá ser reduzido, assim como o número de veículos, de acordo com a necessidade do Município. As empresas contratadas deverão responsabilizar-se pela manutenção preventiva e corretiva dos veículos, enquanto as despesas operacionais com combustível e recursos humanos serão de responsabilidade do consórcio que faz a gestão do sistema de transporte coletivo na cidade.