Notícias

RESIDÊNCIA MÉDICA – Santa Casa forma 28 novos especialistas

RESIDÊNCIA MÉDICA –  Santa Casa forma 28 novos especialistas

Na noite da última sexta-feira (07/02), a Santa Casa de Montes Claros realizou solenidade para entrega dos certificados de conclusão de Residência Médica aos 28 novos especialistas formados pela Instituição nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

Durante a solenidade, a coordenadora da Residência Médica da Santa Casa de Montes Claros, Rosângela Lopes Miranda, parabenizou os formandos e ressaltou a qualidade da preparação recebida. “O programa de residência do hospital tem como objetivo fundamental o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico do médico e a melhoria da assistência à comunidade. Além de profissionais capacitados para atender nas mais diversas áreas da medicina, os novos especialistas saem com uma formação de excelente nível, pois passam por um treinamento intenso “, disse.

O Programa de Residência da Santa Casa de Montes Claros foi fundado em 1994. “Com as atividades realizadas, proporcionando a vivência da rotina de um hospital geral de grande porte e com avançadas tecnologias e protocolos com padrão de excelência; a residência médica se tornou referência em todo o Brasil, atraindo médicos das mais variadas regiões do país. Em 26 anos de programa, 240 novos profissionais se formaram em especialidades diversas”, ressaltou o diretor de Administrativo e RH, Alex Fabiano Rocha Vieira.

O diretor clínico, Geraldo Alcântara, ao manifestar votos de sucesso aos novos especialistas, ressaltou “a residência é a melhor maneira de se formar um médico especialista, pois possibilita que o residente vivencie, com mais profundidade e com supervisão, a área que é do seu interesse ao mesmo tempo que adquire mais bagagem teórica e prática”.

O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, agradeceu o empenho e atenção da coordenação da residência, além dos supervisores e preceptores. “A Santa Casa, dentro dos Programas de Residência Médica, oferece os recursos necessários ao desempenho das atividades, mas é o desejo de aprender e ampliar os horizontes que define o perfil do profissional que será formado pela Instituição e que será responsável pela assistência ética e humanizada à população”, disse.

Atualmente a Santa Casa de Montes Claros tem um total de 78 (setenta e oito) residentes e conta com 10 (dez) programas de residência médica (Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Emergência, Nefrologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria), todos devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e 01 (um) Programa de Especialização em Cirurgia Plástica, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).