Notícias

Secretários de saúde conhecem estrutura assistencial em visita técnica ao HDG

Secretários de saúde conhecem estrutura assistencial em visita técnica ao HDG

O Hospital Dilson Godinho (HDG) recebeu na tarde desta terça-feira (21/11), a visita técnica de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas, dentro do 1° Encontro de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas.

A vista técnica ao HDG foi orientada e guiada pelo superintendente Antônio Cezar dos Santos, a diretora administrativa Marla de Almeida Pinheiro e o radio-oncologista Arlen de Paulo Santiago.

“Para o HDG foi um enorme prazer receber secretários e profissionais da saúde de todo o norte do Estado para essa visita técnica. Foi uma oportunidade para que eles pudessem conhecer a nossa infraestrutura e também a nossa assistência. Eles puderam ver como o HDG recebe os seus pacientes, o diferencial na acolhida e no atendimento humanizado. Aqui, os quartos dos SUS são todos equipados com televisores e ares-condicionados para melhor conforto aos pacientes e apenas dois leitos por quarto”, ressaltou o superintendente.

O evento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia de Montes Claros.

Na programação, além da visita técnica aos Hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Pró-vida e Santa Casa, aconteceram palestras e apresentações das instituições parceiras, cujo tema central foi “As inovações do ecossistema tecnológico nos processos de informatização da saúde pública municipal”.

O 1° Encontro de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas teve como objetivo fortalecer as ações de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (E-SUS) do Ministério da Saúde (MS), proporcionando aos secretários e profissionais da saúde dos municípios consorciados, novos conhecimentos para serem repassados a toda a equipe multiprofissional.

O momento foi proposto após ser observada a demanda por parte dos profissionais, levando em consideração que a gestão da informação com qualidade é fundamental para ampliar o atendimento à população.

“O objetivo com essa programação é, além de promover o conhecimento, inerente às discussões apresentadas, também estabelecer parcerias e promover a aproximação dos municípios com os hospitais de Montes Claros, visto que a cidade é referência na assistência médica e ambulatorial para cerca de 90 municípios do Norte, Vale do Jequitinhonha e região Central de Minas, além do Sul da Bahia, tanto na rede pública, como na rede privada de saúde”, destacou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.

Edina Maria Santos, secretária de saúde do município de Olhos D’água falou que a visita técnica ao Hospital Dilson Godinho foi um momento importante para que os municípios possam conhecer “in loco” a estrutura hospitalar e assistencial que são diferenciadas no cuidar.

“Para nós gestores, é importe fazer essas visitas técnicas em todos os hospitais, pois só assim, iremos conhecer a logística de cada um. No HDG, podemos perceber a diferenciação entre a humanização e a porta de entrada dos pacientes da Oncologia, sem muita burocracia. Isso para a gente é muito valioso e também importante alinhar junto ao Codanorte para diminuirmos as demandas de cirurgias eletivas há muito tempo represadas em nossos municípios”, finalizou.