Notícias

Segunda fase da campanha tem início em Montes Claros, com foco nos profissionais de segurança e caminhoneiros

Segunda fase da campanha tem início em Montes Claros, com foco nos profissionais de segurança e caminhoneiros

Teve início, nesta quinta-feira, 16, a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a H1N1 (influenza) em Montes Claros. A primeira fase, iniciada no dia 23 de março, teve como público-alvo idosos (pessoas com mais de 60 anos) e profissionais da área de Saúde. Até o momento já foram vacinados, em Montes Claros, 36.280 idosos, além de 7.608 profissionais da Saúde.

Nesta segunda etapa, devem se imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do Sistema Prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.

Na última etapa da campanha, que começa em 9 de maio, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos de idade, além de pessoas com deficiência.

As vacinas estão disponíveis nas 20 salas de vacinação do município (confira no anexo) e, nesta segunda-feira, 20, começarão a ser aplicadas no sistema drive-thru, em dois pontos: no Montes Claros Shopping e na portaria da Unimontes. Nessa modalidade de vacinação, as pessoas são imunizadas sem a necessidade de sair de seus carros.

É importante salientar que a vacinação contra a H1N1 não imuniza para o coronavírus, mas foi adiantada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir o número de casos de doenças respiratórias, ajudando assim a evitar a sobrecarga do sistema de saúde que pode ser provocada pelo avanço da COVID-19.