Notícias

SEGURANÇA INTEGRADA Guarda Municipal comemora 20 anos de história e de contribuição com a segurança de Montes Claros

SEGURANÇA INTEGRADA  Guarda Municipal comemora 20 anos de história e de contribuição com a segurança de Montes Claros
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Vinícius Rocha

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, realizou na manhã de sexta-feira (17), no auditório da AMAMS – Rua Major Alexandre Rodrigues, 416 – Bairro Ibituruna, uma celebração pelo aniversário de 20 anos da Guarda Municipal.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio  Rocha, do secretário municipal de Segurança Integrada, Járson Sebástian Hansen Ferreira, vereadores, secretários e servidores municipais, deputados federal e estadual e outras autoridades civis e de Segurança Pública do município. Também  presentes o ex-prefeito de Montes Claros Athos Avelino, responsável pela instalação da Guarda Municipal, bem como componentes da Guarda Civil Municipal e seus familiares.
Criada pela Lei nº 2.892, de 10 de abril de 2001 e instituída em 17 de outubro de 2005,  com o propósito de proteger, cuidar e servir à comunidade, a Guarda Civil de Montes  Claros continua reafirmando seu compromisso com a segurança pública e com o bem-estar dos cidadãos, sendo reconhecida como referência em segurança cidadã,  destacando-se pela atuação preventiva, pela formação humanizada e pelo compromisso com a comunidade.

Segundo o prefeito Guilherme Guimarães, a Guarda Municipal foi instituída com a missão de proteger, cuidar e servir à população de Montes Claros. “Nossa Guarda Civil mantém seu compromisso com a segurança pública e o bem-estar dos cidadãos, consolidando-se como um exemplo em segurança cidadã. Sua atuação se  destaca pelo caráter preventivo, pela formação pautada em princípios humanizados e pela dedicação à comunidade”, afirmou Guilherme Guimarães.

História da Guarda Municipal de Montes Claros

Em 5 de junho de 2005, os 100 candidatos primeiramente classificados em concurso celebraram contrato de trabalho temporário e deram início ao 1º Curso de  Formação de Guardas Municipais de Montes Claros, no 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

A Polícia Militar, por intermédio da Fundação Guimarães Rosa, ministrou o curso de  formação com carga-horária de 420 horas, finalizando em outubro daquele ano a formação de 97 Guardas Municipais que começaram a exercer a função em 17 de
outubro de 2005, marcando, a partir dessa data histórica, o efetivo início dos trabalhos desempenhados pela guarda civil de Montes Claros.

Em 2007, após a solução de um impasse relativo ao concurso conduzida pelo atual vice-prefeito Otávio Rocha, foi autorizada a nomeação e posse dos candidatos que já desempenhavam a função de Guarda Municipal.

Em 2015, foi realizado o segundo concurso público para provimento do cargo de Guarda Municipal, para o preenchimento de 140 vagas. Novamente, a formação ocorreu com  metade do número de vagas previstos no edital e uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com a Polícia Militar de Minas. Foram formados e nomeados 70 novos agentes  nessa ocasião, e em 7 julho de 2016, outros 68 novos Guardas tomaram posse.
Os demais candidatos aprovados no certame aguardaram até 2020 para iniciar o curso de formação que, devido à pandemia da Covid 19, só foi concluído em 2021, ocorrendo a nomeação e posse de 41 novos Guardas, em 2 de maio de 2021, quando a formação foi conduzida pela própria Prefeitura, em parceria com instituições como a Polícia Civil, Polícia Penal e Bombeiro Militar de Minas Gerais.

A Guarda Civil Municipal de Montes Claros celebra neste ano de 2025 20 anos de serviços. Atua, desde sempre, com foco em atendimentos humanizados, respeito às  garantias fundamentais e continua, mais do que nunca, dedicada a se profissionalizar e
aprimorar seus processos, voltados para a proteção de uma cidade viva em constante evolução, que a cada dia torna-se mais segura, inteligente e inclusiva.

Medalha João Guimarães Rosa

Estabelecida pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, através do Decreto nº 5.094, de 19 de setembro de 2025, a Medalha João Guimarães Rosa, da Guarda Civil Municipal de Montes Claros, tem o objetivo de reconhecer e premiar autoridades, indivíduos e instituições que tenham contribuído de maneira significativa com os serviços da GCM e também aos servidores da corporação que se destacaram em suas atividades.

A medalha é nomeada “João Guimarães Rosa” em razão da relevância cultural que esse notável mineiro possui no Brasil, e por ter retratado em suas obras a paisagem, tradição e essências do sertão norte-mineiro, que mantêm uma forte conexão, especialmente com Montes Claros. Além de seu importante legado na literatura, Guimarães Rosa atuou  como Capitão Médico na Polícia Militar de Minas Gerais, demonstrando a  integração entre cultura e a missão de proteger e servir à comunidade.