
A segurança da 51ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) já está em pauta. Nesta terça-feira (13), representantes do Comitê de Segurança Pública da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) realizaram a primeira reunião preparatória para o evento, que ocorrerá de 2 a 13 de julho de 2025, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
O encontro, realizado na sede da 11ª RISP, reuniu integrantes das Polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Sociedade Rural de Montes Claros, Cia Promoções e Prefeitura de Montes Claros — com participação das secretarias de Cultura, Segurança Integrada, Defesa Civil, Serviços Urbanos, MCTRANS e Conselho Tutelar.
O objetivo principal foi alinhar estratégias operacionais que garantam a segurança e a boa organização de um dos maiores eventos agropecuários do país.
Entre os pontos destacados estão:
• Reforço no controle de público;
• Melhoria nas estruturas de acesso;
• Ações integradas entre as forças de segurança;
• Ampliação da cobertura de imprensa com dicas de segurança;
A expectativa dos organizadores é repetir ou superar os resultados da 50ª edição, que apresentou uma queda de 70% no número de ocorrências.
O sucesso foi atribuído à integração das instituições e ao uso de tecnologias como câmeras de segurança e centro unificado de monitoramento.
Com recorde de público e negócios em 2024 — R$ 400 milhões movimentados e mais de 150 atividades realizadas —, a Expomontes 2025 chega com grandes expectativas e novidades.
Novas reuniões setorizadas serão realizadas nas próximas semanas, culminando em um encontro final de alinhamento previsto para junho.