Notícias

Somos todos Buteco! Concurso Comida di Buteco apresenta participantes da edição 2024

Somos todos Buteco! Concurso Comida di Buteco apresenta participantes da edição 2024

Fotos: Daniel Maia


De 05 a 28 de abril, o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a grande e democrática comunidade botequeira a eleger o MELHOR BUTECO DO PAÍS, com o lema “SOMOS TODOS BUTECO”.

Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 19ª edição em Montes Claros, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”.

De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 butecos e os Petiscos em todo o Brasil pelo preço único de R$35,00.

 

História e dinâmica do Concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.

É um concurso e não um festival! Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade e depois o melhor do país.

Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade.

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL. Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de buteco no Brasil.

 

Mais que um concurso, uma chave de impacto socioeconômico

O Comida di Buteco tem e pratica a missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. Tem como denominador comum nos participantes: a presença do dono no local. São comerciantes que, junto as suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes nem franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.

 

2023 foi um ano de recordes para a história do concurso:

·        Mais de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;

·        Mais de $300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema comida di buteco;

·        Quase 1 Milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais Cerca de 10 MM de pageviews no site.

 

Novidades 2024

Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre! Criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.

Serão mais 1.100 butecos participantes em todo o Brasil de norte a sul, com renovação, criatividade, muito sabor e histórias de família!

 

A geografia butequeira de norte a sul do Brasil

Estamos presentes em 27 circuitos e em mais de 40 municípios:

·        MINAS GERAIS – Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e Araguari, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano);

·        SÃO PAULO – São Paulo Capital, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto;

·        RIO DE JANEIRO – Rio Capital, Niterói, Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti;

·        DISTRITO FEDERAL – Brasília, Taguatinga, Guará, Águas Claras;

·        BAHIA – Salvador;

·        CEARÁ – Fortaleza;

·        GOIÁS – Goiânia e Aparecida de Goiânia;

·        PERNAMBUCO – Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes;

·        AMAZONAS – Manaus;

·        PARÁ – Belém e Ananindeua;

·        PARANÁ – Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá;

·        SANTA CATARINA – Florianópolis, Blumenau, Joinville;

·        RIO GRANDE DO SUL – Porto Alegre e Canoas.

 

Patrocinadores

Cerveja oficial Amistel

Ao unir forças novamente com o Comida di Buteco, Amstel reafirma seu compromisso não apenas com a qualidade da cerveja, mas também com o fortalecimento da cultura dos butecos, essenciais para a identidade brasileira. Com mais de 150 anos de história, Amstel traz consigo a rica tradição de uma receita europeia, realçando a magia da levedura holandesa em uma cerveja sem aditivos. Este ano, em sintonia com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, convidamos todos a brindarem com Amstel, apreciando o sabor incomparável de sermos nós mesmos. Somos Todos Buteco com Amstel, celebrando a autenticidade e a tradição em cada gole.

 

Piraquê

“Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”

 

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País.

Na edição de 2024, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

“O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.

 

Coca-Cola

Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. “Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil.

 

Zero-Cal

Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida Di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

 

Chandon

A Chandon, marca de espumantes excepcionais, reafirma sua parceria com o Comida di Buteco em 2024, destacando o Chandon Passion como a escolha perfeita para acompanhar os petiscos dos estabelecimentos participantes, promovendo um brinde à cultura gastronômica brasileira. A marca busca democratizar a experiência com o espumante, proporcionando ao público uma experiência única. O Comida di Buteco promove uma votação com premiações para os botecos e para celebrar esse momento a Chandon presenteará os botecos campeões de cada estado com uma garrafa de Chandon Magnum Brut e o campeão nacional com uma experiência exclusiva em um dos restaurantes parceiros da Chandon em sua região.

 

Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos. A instituição tem sede em Belo Horizonte e oferece atendimento em 58 agências e 588 pontos da rede ‘Aqui tem Sebrae’ em nove regionais do estado. Com o propósito de ‘impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas’, o Sebrae Minas orienta quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, e desenvolve projetos de articulação para a disseminação e criação de políticas públicas voltadas para melhoria do ambiente de negócios. Além disso, atua em programas de educação empreendedora, capacitando jovens e adultos e estimulando o comportamento empreendedor.

 

Sympla

Este é mais um ano de parceria com Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.

 

Butecos participantes:

  • 611 House Bar
    Prato: Crocância mineira – Frango empanado crocante com bacon acompanhado de molho da casa
    Endereço: Rua Raul Correia, 611 | Funcionários.
  •  
  • Bar Balança Vento
    Prato: Reveladinho Ser Tão Mineiro – Carne de Sol desfiada e temperada com especiarias, sobre creme de mandioca feito com mix de requeijão cremoso, creme de leite e muçarela maçaricada, servida na casquinha de pastel pipoca assada, finalizada com cheiro verde e pimenta biquinho
    Endereço: Avenida Castelar Prates, 382 | Major Prates.


  • Bar das Meninas
    Prato: Maçã de Peito das Meninas – Maçã de Peito de Boi cozida com especiarias, acompanhada de mandioca na manteiga, finalizada com cheiro verde e pimenta biquinho
    Endereço: Rua João Martins, 377 – Lojas 1 e 2 | Vila Guilhermina.


  • Bar do Kal
    Prato: Tá osso, mas tá gostoso! – Ossobuco cozido em temperos caseiros, acompanhado de um cremoso purê de mandioca com queijo minas
    Endereço: Rua Antônio Martins, 50 | Santos Reis.


  • Bar do Soró
    Prato: Bolinho do Soró – Bolinho de costela sem massa com queijo servido ao molho da casa com um leve apimentado
    Endereço: Rua Coronel Joaquim Sarmento, 596 | São José.


  • Bar do Thom
    Prato: Paioca mineira da nossa maneira uai… – Pão paioca recheada com creme de requeijão moreno, com mix de espetinho de carne de sol, linguiçinha caseira apimentada e filé de frango, torresmo de barriga e chips de batata, acompanha maçã verde com melaço de cana com pimenta
    Endereço: Rua Humaitá, 50 | Morrinhos.


  • Bendita Espeteria
    Prato: O buraco é mais embaixo – Ossobuco cozido servido com mandioca ao molho pesto de coentro e farofa de banana com bacon
    Endereço: Avenida Cula Mangabeira, 661 | Santo Expedito.


  • Boteco Topp
    Prato: Embananada – Filés de tilápia acompanhado de banana da terra frita, com molho de alho cítrico e molho rose picante
    Endereço: Avenida Dep. Esteves Rodrigues, 61 – (ao lado da Protel) | Melo.


Cantina da Paty
Prato: Farofa de mamãe – Caminha de couve crua e farofa temperada com especiarias e carne de boi
Endereço: RUA A, 200 – Alameda | Acácias.



Carrancas Grill
Prato: Farofa Catrumana Téo Azevedo – Farofa de carne com manteiga de garrafa e iscas de mandioca
Endereço: Rodovia BR-365, 267 (No posto Abrantes. Saída para Pirapora) – Major Prates.



  • Delícias do Crepe
    Prato: 2 porquinhos, o terceiro fugiu – Mix de isca de lombo empanado e cubinhos de pernil de porco à mineira acompanhado de geleia de pimenta e molho Bechamel e batata frita
    Endereço: Rua Raul Correia, 344 – Loja A | Funcionários.


  • Divino’s Bar
    Prato: Maiada suína – Três fatias de lombo suíno ao vinho tinto, tendo acompanhado de farofa da casa e geleia de pimenta
    Endereço: Rua Luiz Ruas, 62 | Santos Reis.


  • Dom Canela Botequim
    Prato: Costela de Barrão – Costelinha suína conservada na banha, acompanhada de vinagrete de feijão-fradinho
    Endereço: Rua Santa Maria, 871 – Todos os Santos.


  • Jiló Butiquim
    Prato: Chifre de Boi – Costela de boi, repousada sobre uma cama de purê de mandioquinha, acompanhado de farofa crocante de banana da terra
    Endereço: Rua Iraci de Oliveira Novais, 510A | Cândida Câmara.


  • Kentura 2
    Prato: Almondegas ao Molho de Cerveja – Almôndegas ao molho levemente Adocicado de cerveja preta. O prato acompanha torradinhas
    Endereço: Rua Santa Maria, 662 – Todos os Santos.


  • Lopes Bistrô
    Prato: Estrada Real – Costelinha no molho de Amora, Musseline de Milho verde com Queijo Mole e Chutney de Abacaxi
    Endereço: Rua Ernesto Neves, 451 | Edgar Pereira.


  • Lounge 433
    Prato: Filé a Mineira – Filé bovino cortado em tirinhas, coberto com goiabada derretida no suco de laranja e Queijo Minas. Acompanhado de farofa de Banana
    Endereço: Rua Iraci De Oliveira Novais, 333 | Cândida Câmara.


  • Nobre’s Bar
    Prato: Lombinho Nobre – Lombinho de porco acompanhado de molho de abóbora
    Endereço: Avenida A, 981- Jardim Primavera.

  • São Bento Espetaria
    Prato: Croqueta de abóbora ao molho lambão – Bolinho de abóbora crocante recheado com carne seca e queijo minas
    Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 253 | Centro.


Universo do Beiju
Prato: Nhoc a Gyutan – Língua de boi brazeada com Nhoc de cenoura Baroa, tomate seco, afogada em vinho tinto e molho madeira.
Endereço: Avenida Cula Mangabeira – de 564 ao fim – lado par, 1796 | Sagrada Família.



  • War Pigs Rock Bar
    Prato: Power trio – Rolinhos crocantes – Rolinhos crocantes de berinjela com três sabores sendo: um recheado com bacon, queijo e pernil suíno; outro com bacalhau azeitona preta, cebola e pimentão; e o terceiro com queijo manjericão tomatinho e empanados. Acompanhados de molho picante sabor Chipotle, Creme verde com castanhas, mostarda e mel
    Endereço: Avenida Mestra Fininha, 1054 | Cidade Santa Maria.


  • Zebu Bar e Espeteria
    Prato: Borogodó – Bolinho de mandioca com costela e queijo acompanhado por geleia de maracujá
    Endereço: Avenida Corinto Crisóstomo Freire, 561 – | Morada Do Parque.

 

SERVIÇO:

Empresas patrocinadoras em Montes Claros:

Cerveja Oficial: Amstel

Apresentador: Piraquê

Patrocinadores: Santander/GetNet, Coca-Cola

Apoiadores: McCain, Zero-Cal, Chandon, Sebrae Minas

Promoção: Inter TV Grande Minas, Bretas

Apoiadores Institucionais: Abrasel, Alternativa Publicidade, Neooh, Boxnet, Sympla.


Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves – [email protected]

Coordenação Estadual Comida di Buteco: Isadora Salazar –[email protected]

Coordenação Local: Janaína Ferreira: – [email protected]

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452

[email protected]

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

X: @_comidadibuteco

Linkedin: comidadibuteco

TikTok: @Comidadibuteco

Website: WWW.comidadibuteco.com.br