Tratamento e prevenção de lesões: Comissão de Integridade Cutânea e projeto de Extensão da Unimontes vão trabalhar em conjunto no HUCF
Texto e fotos: Wesley Gonçalves/Ascom HUCF
Foi dado mais um passo importante na discussão e construção de um trabalho conjunto entre a graduação em Enfermagem da Unimontes e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O objetivo é promover a melhoria da assistência de Enfermagem no tratamento e prevenção de lesões. O diálogo aconteceu em reunião realizada na quinta-feira (20/10), na Diretoria de Enfermagem do HU.
Na oportunidade, foi constituída a Comissão de Integridade Cutânea (CIC) que, neste momento, converge suas ações para uma parceria com o projeto de Extensão “Time de Assistência às Lesões de Pele (TAL)” da Unimontes.
A CIC e o projeto de Extensão TAL, desenvolvido pela professora Maria Fernanda Silveira Scarcella, têm o objetivo de promover ações que busquem a qualidade e a humanização da assistência ao paciente sob risco de integridade da pele prejudicada e/ou com de lesões tissulares, respeitando os princípios, políticas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A CIC iniciou seus trabalhos em outubro, já o projeto de Extensão TAL iniciará a parceria com o HUCF logo após aprovação pelo Departamento de Enfermagem e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes. A previsão para o início dos trabalhos conjuntos é para esse mês.
“Somos o único hospital 100% público de Montes Claros, com atendimento totalmente gratuito e voltado para a população mais vulnerável. A parceria é importante para os dois lados. Somos um hospital-escola e também um Hospital Portas Abertas 24 horas. Será um ganho enorme para os dois lados e, ainda mais, para a população que será beneficiada diretamente com essa parceria”, ressaltou o diretor de Enfermagem do HUCF, enfermeiro Tadeu Nunes Ferreira, que prevê uma melhoria da assistência à população carente de Montes Claros e região.
“Nossa expectativa é que, após os trâmites que envolvem a institucionalização de projetos de extensão na universidade, a TAL participe, juntamente com a Comissão de Integridade Cutânea, da referência na instituição para a prevenção e tratamento de lesões de pele. Nossa proposta é que seja criado um plano integral de formação continuada, em conjunto com a implementação de inovações tecnológicas. Isso contribuirá com a redução do tempo de internação e agravamentos relacionados às feridas dentro do ambiente hospitalar, otimizando assim a liberação de leitos e de recursos financeiros”, finalizou a professora Maria Fernanda Silveira Scarcella.
Estiveram presentes na reunião, a professora Maria Fernanda Silveira Scarcella, Enfermeira Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e habilitada em Podiatria Clínica; o Enfermeiro Especialista André Monteiro Lima Ruas, especialista em Estomaterapia pela UFMG e o Diretor de Enfermagem Tadeu Nunes Ferreira.