Notícias

UniDay – De Portas Abertas: Unimontes promove três dias de integração com o ensino básico

UniDay – De Portas Abertas: Unimontes promove três dias de integração com o ensino básico

Com o apoio e o envolvimento de professores, acadêmicos e servidores, além de parceiros dos organismos públicos e da sociedade, o diálogo que a Universidade Estadual de Montes Claros propõe com as escolas da educação básica ganha um incremento a partir desta terça-feira (22/10). Será aberto na Instituição o 1º UniDay – projeto “Unimontes de Portas Abertas”.

Serão três dias de atividades no campus-sede, com a visita de alunos do ensino médio e fundamental para apresentar os projetos e ações em ensino, pesquisa e extensão e a prestação de serviços que a Universidade oferece à comunidade em geral.

Com tendas, estandes e palcos, vários espaços do campus-sede foram adaptados para dinamizar a visita guiada de aproximadamente cinco mil estudantes de escolas públicas e particulares da rede básica ao longo dos três dias de eventos. A programação pode ser acessada no hotsite http://unimontes.br/uniday/.

Um dos destaques está na apresentação de como o aluno poderá fazer parte da Unimontes, desde a participação em programas de bolsa de iniciação científica ainda no ensino médio, o ingresso no vestibular seriado (PAES), participação no ENEM e o ingresso propriamente dito ao ensino superior. As 30 carreiras profissionais associadas aos cursos ministrados pela Unimontes serão apresentadas aos visitantes.

PROGRAMAÇÃO

Serão quatro horários pré-estabelecidos para as visitas na terça, quarta e quinta-feira, às 8 horas, 9h30, 14 horas e 15h30. O roteiro inclui a recepção pelo curso de Artes Teatro, exibição de vídeo institucional, mensagem de boas vindas do reitor Antonio Alvimar Souza e vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, apresentações do Curso de Extensão em Música (CEM), do Grupo Parafolclórico Saruê (Unimontes), espetáculo “Catrumano” e da Fanfarra da Escola Estadual Simeão Ribeiro, visitas aos estandes dos Centros de Ensino, à Fazendinha Unimontes e recreação no Espaço Kids. Ao final, lanche e distribuição de brindes.

PARCEIROS

A proposta tem a parceria de diversas Instituições, como a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação de Apoio Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), que vão apresentar os serviços prestados à comunidade.