Notícias

Unimontes abre inscrições para Residência Médica e Multiprofissional

Unimontes abre inscrições para  Residência Médica e Multiprofissional

Dia 8 de novembro é a data limite para profissionais interessados; vagas são para diversas especialidades

O Exame Nacional de Residência (ENARE) está com inscrições abertas até o dia 8 de novembro para o processo seletivo em Residência Médica, Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde e Multiprofissional 2021/2022, conforme Resolução n.º 1, de 27 de dezembro de 2017, Lei Federal n.º 11.129, de 30 de julho de 2005. O edital completo para a área de medicina está disponível no Portal Unimontes em https://bit.ly/3GPFwDW. Já o edital para a área multiprofissional está disponível no link https://bit.ly/3BMT0fP.7 As vagas são destinadas para profissionais nas áreas de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. 

Na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), são ofertadas vagas para residência médica em: Anestesiologia (1), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (3), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina de Família e Comunidade (36), Ortopedia e Traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2) e Geriatria (2). E vagas nas áreas de concentração profissional em Atenção à Saúde Mental: Enfermagem (2), Psicologia (2) e Serviço Social (2); e em Saúde da Família: Enfermagem (12), Odontologia (12) e Psicologia (4). E na área Uniprofissional, vagas para Enfermagem Obstétrica: Enfermagem (4).

 

Demais Campi da Unimontes


No Campus de Pirapora há vagas para Residência Médica em: Psiquiatria (3), Medicina da Família e Comunidade (2), e em Residência Multiprofissional em Saúde da Família: Enfermagem (4), Odontologia (4) e Psicologia (3). Nas cidades de Janaúba, Januária, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras, a parceria para a oferta das vagas se dá via secretarias municipais de saúde.
 

A Unimontes oferece vagas para Residência Médica em: Medicina da Família e Comunidade, nas cidades de Janaúba (9), Salinas (5), Porteirinha (3) e Januária (1). Em Taiobeiras, são ofertadas (2) vagas na Residência Médica em: Medicina da Família e Comunidade. Além de vagas na área de concentração profissional em Saúde da Família: Enfermagem (3), Farmácia (3) e Odontologia (3). 

O edital é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto Assessoria e Organização de Concursos Públicos (AOCP). A Portaria Interministerial n.º 1.077, de 12 de novembro de 2009 instituiu o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional para acesso às vagas definidas no edital. 

A Residência em área Profissional da Saúde, nas modalidades Multiprofissional e Uniprofissional, constitui ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinado aos profissionais de saúde, graduados em Instituição de Ensino Superior, com situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe. É ofertado sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, em regime de dedicação exclusiva, com o acompanhamento em serviço de docentes-preceptores, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos. 

O ENARE é exclusivo a profissionais formados ou formandos dos cursos da área da saúde, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/02/2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de graduação que concluirão o curso após esta data, assim como profissionais não habilitados.