Notícias

Unimontes recebe inscrições para o II Simpósio Transdisciplinar em Envelhecimento

Unimontes recebe inscrições para o II Simpósio Transdisciplinar em Envelhecimento

Promoção é do Centro “Mais Vida”, HUCF e grupo de estudos “Gêneses”

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Transdisciplinar em Envelhecimento, organizado pelo Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (CRASI), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GÊNESEs)

O evento será realizado em 19 de outubro, no auditório do prédio 6 (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), no campus-sede da Unimontes. O prazo de inscrição vai até o dia 20 de setembro, pelo site do Sympla, com caráter solidário – mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis (exceto sal, açúcar, farinha e café) que serão entregues no dia do simpósio e doados duas instituições de caridade de Montes Claros.

Conforme os organizadores, o objetivo é reunir pesquisadores e profissionais das áreas das ciências da saúde, humanas e sociais para discussões relacionadas à saúde do idoso, além da capacitação para a melhoria na oferta de cuidados à população longeva.

A programação prevê a realização de palestras, debates e mesas redondas na abordagem de temas como: “Reservas físicas e cognitivas no envelhecimento: como o exercício pode ajudar?”, “O papel preventivo da geriatria para evitar internações”, “Políticas públicas relacionadas ao idoso”, “Estratégias terapêuticas para aumentar a resiliência na pessoa idosa”, dentre outros.

Ely Carlos Pereira de Jesus, enfermeiro e gerente do Crasi do HUCF, explica que envelhecer com saúde garante o bem-estar psicossocial que a terceira idade pode oferecer. “E para justamente preparar os profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Geriatria, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria que o Centro “Mais Vida” realiza a segunda edição deste simpósio”, disse.

O enfermeiro e gerente do Crasi do HUCF informou, ainda, que a finalidade do simpósio é abrir para discussões sobre como entender e oferecer um melhor cuidado a essa população. “Precisamos entender essa nova realidade e estar preparados para atender esses idosos com mais proficiência. Este será um momento para reforçamos assuntos relevantes como as atividades físicas na terceira idade, a nutrição correta do idoso, saúde bucal e os cuidados em casa. Tudo voltado para o bem-estar dos sexagenários”, frisou.

A programação terá início com credenciamento às 7h30, cerimônia de abertura e mesa de debate sobre Educação Física, às 8h30: “Reservas físicas e cognitivas no envelhecimento: como o exercício pode ajudar?”, com a doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Luciana Mendes Oliveira. A sequência das atividades prevê debates sobre Nutrição e Dieta, Geriatria, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Psiquiatria e Fisioterapia – até o final da tarde.

O Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), do HUCF, realizou nos seis primeiros meses deste ano 56.584 procedimentos com pessoas da terceira idade como exames laboratoriais, atendimentos médicos, fisioterapia, odontológicos, entre outros.

SERVIÇO

II Simpósio Transdisciplinar em Envelhecimento

Prazo de inscrição: 20 de agosto a 20 de setembro Link: www.sympla.com.br/ii-simposio-transdisciplinar-em-envelhecimento__577150

Data do evento: 19/10

Local: Auditório prédio 6 – CCBS – campus-sede Unimontes

Informações: Centro “Mais Vida”

Contato: (38) 3224-8030/3224-8035