Notícias

Unimontes recebe visita de consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Unimontes recebe visita de consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, nesta semana, a visita das consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Conep), Glenda Morais Rocha e Marina Boaventura. O objetivo é a aproximação com o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP/Unimontes), além da reflexão sobre as ações implementadas com planejamento e melhorias a curto, médio e longo prazos.

Vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde, a Conep atua na regulação da ética em projetos de pesquisas com seres humanos, em prol da proteção dos participantes dos estudos. A comissão é uma instância colegiada de abrangência nacional.

Na visita à Universidade, as atividades das consultoras foram divididas em três momentos. No planejamento das ações, as representantes tiveram uma primeira reunião com o CEP/Unimontes, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, com a participação da coordenadora e da vice-coordenadora do Comitê, professoras Simone Melo Costa e Ana Augusta Maciel de Souza; respectivamente, e da secretária do órgão colegiado, servidora Dardânia Glayce Barbosa.

O representante dos usuários dos serviços de saúde, José Geraldo “Kojak” Cangussu, também esteve presente como indicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

REITOR E COORDENAÇÃO – Na sequência, as consultoras do Ministério da Saúde estiveram com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que também é professor de Bioética do programa de doutorado em Ciências da Saúde. Elas falaram sobre a proposta da visita e sobre a ética em pesquisa em seres humanos.

Na sequência dos trabalhos, as consultoras da Conep tiveram encontro com a coordenação e com integrantes do Comitê da Unimontes. Na oportunidade, participaram de uma roda de conversa e receberam as informações sobre as atividades desenvolvidas na Universidade.

Ficou acertado que as representantes da Conep vão elaborar um relatório a ser encaminhado para a Unimontes, com sugestões para o plano de ações do CEP como forma de assegurar a ética em pesquisas que envolvem seres humanos na Instituição.

“A visita das consultas da Conep foi altamente produtiva, mostrando a importância da ética nas pesquisas que envolvem seres humanos. Tivemos uma troca de experiências valiosa. A visita foi realmente muito positiva”, enfatizou a professora Simone Melo Costa, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Unimontes.