Notícias

Vacina está disponível em mais de 30 unidades de Montes Claros

Vacina está disponível em mais de 30 unidades de Montes Claros

Os casos de sarampo registrados em diversos estados do Brasil têm assustado a população, o que provocou uma grande corrida às unidades de vacinação. Em Montes Claros a vacina é disponibilizada regularmente nas unidades de Saúde e a Prefeitura está ampliando os trabalhos para garantir a imunização dos moradores.

A vacina contra o sarampo está disponível atualmente em 19 unidades na área urbana (confira lista em anexo), além de 15 salas volantes na zona rural. Como o estado de Minas Gerais não apresenta situação de surto, são disponibilizadas semanalmente uma média de 3 mil doses da vacina para Montes Claros.

Devido aos casos registrados no país, o Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças de 6 a 11 meses sejam vacinadas. Para os adultos de até 29 anos que não têm certeza se já foram imunizados, é recomendável a aplicação de duas doses da vacina. Já para aqueles que possuem entre 30 e 49 anos e também não sabem se foram vacinados, é recomendada uma dose. As pessoas com mais de 50 anos que forem viajar e que não têm certeza da imunização também devem se vacinar.

Além das salas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito parcerias com instituições, empresas e escolas para garantir que a vacina seja levada a mais lugares. É importante lembrar que as salas de vacinação das 19 unidades urbanas funcionam das 8 às 18 horas, com horário estendido até as 21 horas nas unidades dos bairros Santos Reis, Maracanã e Esplanada.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas. Os principais sintomas da doença são a febre, mal-estar intenso, irritação nos olhos e escorrimento no nariz.