Notícias

Vereador troca festa da virada por plantão em hospitais

Vereador troca festa da virada por plantão em hospitais

Rodrigo Cadeirante varou a madrugada visitando unidades de saúde para fiscalizar o serviço prestado à população

 

A falta de pediatras na Unidade de  Pronto Atendimento do Chiquinho Guimarães foi constatada pessoalmente pelo vereador Rodrigo Cadeirante, durante inusitado plantão de fiscalização que fez durante a madrugada do dia 1º de janeiro, logo após a virada de 2025 para 2026.

Enquanto todos ainda festejavam a chegada do ano novo, Cadeirante surpreendeu médicos, funcionários e pacientes ao chegar para checar como estava o atendimento nos hospitais e nas unidades de saúde mantidas pela rede municipal. Mesmo em recesso parlamentar, ele afirmou que a fiscalização se fazia necessária por ser uma demanda da população.

Na UPA também preocupou Cadeirante o fato de duas pessoas chegarem baleadas e a Guarda Municipal não estar presente para dar segurança. Ele ligou para o vice-prefeito Otávio Rocha. A Guarda chegou em 5 minutos ao local.

No Hospital Alpheu de Quadros os funcionários reclamaram do número insuficiente de técnicos de enfermagem e da má qualidade da alimentação, ao ponto de ser descartada, oferecida aos pacientes e a eles próprios. Esse problema já tinha sido constatado pelo vereador em outra fiscalização feita também de madrugada, durante o Carnaval do ano passado.

A situação foi denunciada por ele na tribuna da Câmara, inclusive com requerimento ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, solicitando que, ao invés de fornecer a comida a Prefeitura inclua o valor equivalente no contracheque do servidor, como auxílio-alimentação.

“Conversei sobre isso diretamente com o secretário, que se mostrou favorável à minha sugestão, mas a medida ainda não foi efetivada”, revelou Cadeirante.

Durante a madrugada o vereador também esteve na Santa Casa, onde pacientes reclamaram da demora para a realização da triagem. No Hospital Universitário (HU) os funcionários reforçaram a necessidade da nomeação dos aprovados no concurso de 2018, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), como forma de  suprir o déficit de pessoal que o hospital enfrenta.

O dia já amanhecia quando Rodrigo Cadeirante chegou ao Hospital Aroldo Tourinho e finalizou a fiscalização. Ele pretende fazer um relatório e produzir documentos para encaminhar às autoridades e às direções dos locais fiscalizados.